A evolução dos meios de comunicação

Pular carrossel.
1 2 3 4 5
Imagem 1 de 5 do carrossel: A evolução dos meios de comunicação

Os jornais impressos já foram a maior forma de comunicação de massa, antes da disseminação dos aparelhos de rádio e dos televisores. No ano de 1808, a primeira publicação editada e impressa no Brasil ganhava circulação: a Gazeta do Rio de Janeiro foi comercializada na casa de um livreiro que participou de sua edição, muito antes das bancas de jornal.

O jornal reuniu as primeiras formas de impressão, como os papiros do Antigo Egito, com a entrega de notícias e recados, existente pelo menos desde a Grécia Antiga. Apesar de os jornais impressos resistirem, a tiragem diminuiu bastante nas últimas décadas, principalmente após a popularização do acesso à internet. Na fotografia, jornais antigos em exposição no Museu Histórico de Londrina, Paraná, 2020.

SÉRGIO RANALLI/PULSARIMAGENS.COM

Imagem 2 de 5 do carrossel: A evolução dos meios de comunicação

Em 1831, Michael Faraday descobriu a indução magnética e, em 1887, Heinrich Rudolf Hertz utilizou esse princípio para a propagação radiofônica. No Brasil, a primeira transmissão radiofônica ocorreu em 1922. Décadas mais tarde, o rádio tornou-se um meio de comunicação de massa muito importante no país. Sua audiência diminuiu, mas o rádio continua presente na vida de muitas pessoas. Na foto, antigos aparelhos receptores de rádio expostos no Museu Histórico e Pedagógico de Rio Claro, São Paulo, 2021.

RUBENS CHAVES/PULSARIMAGENS.COM

Imagem 3 de 5 do carrossel: A evolução dos meios de comunicação

Inventado no século XIX, o telefone difundiu-se por todo o mundo ao longo do século XX. Inicialmente restrito a centrais telefônicas de uso público, mais tarde passou a existir dentro da casa das pessoas até surgir o aparelho celular portátil, que se tornou o modelo predominante nos dias atuais. Na foto, central de telefones públicos (popularmente chamados de orelhões) em Fortaleza, Ceará, 2001.

DELFIM MARTINS/PULSARIMAGENS.COM

Imagem 4 de 5 do carrossel: A evolução dos meios de comunicação

Criada na década de 1920, a televisão chegou ao final do século XX como o meio de comunicação mais difundido no mundo. A qualidade de sua imagem foi melhorando ao longo do tempo, assim como o preço dos televisores foi se tornando acessível a grande parte das famílias. Na foto, homem ribeirinho assiste a televisão em Urucurituba, Amazonas, 2015.

ERNESTO REGHRAN/PULSARIMAGENS.COM

Imagem 5 de 5 do carrossel: A evolução dos meios de comunicação

A internet surgiu na segunda metade do século XX e encontra-se em franca expansão nas primeiras décadas do século XXI. A rede, que pode ser acessada a partir de computadores, telefones celulares ou outros equipamentos, permite comunicação acessível e rápida entre os mais diversos pontos do planeta. Estima-se que, em 2021, 81% dos brasileiros tinham acesso à internet.

ANDREY_POPOV/SHUTTERSTOCK.COM